24 de outubro de 2008

Sites Recomendados 6

Para confirmar que o Fórum Technet é um dos melhores fóruns que temos no Brasil: O colega Tiago Souza, que assim como eu participa do Fórum, chegou até aqui através de lá. Ele tem um site/blog muito legal chamado Portal Tecnologia. (http://www.portaltecnologia.net/)

O blog tem diversos tópicos, para todos os gostos. Há bastante coisa também sobre Windows Server, Exchange e Infra-Estrutura. Além disso o blog merece um Parabéns pelo Lay-out muito bem elaborado, simples, clean e de fácil navegação. Quem sabe um dia chego lá... hehehe...

Vejam lá e comentem aqui o que acharam.
Até mais!

Marcadores:

22 de outubro de 2008

Recurso de Logging do ISA Server

É muito comum ver administradores de rede com problemas de tráfego no ISA e muitas vezes estes não sabem onde olhar para encontrar a causa do problema.

O recurso Logging do ISA é justamente para essa finalidade. Clicando em Monitoring, temos diversas opções na tela central e uma delas é o Logging.


Tela de resultados do Logging. Aqui é possível adicionar ou remover colunas para auxiliar a visualização do erro.


Tela de seleção das opções. Selecione as categorias para filtrar o resultado.


É possível combinar as categorias para melhorar o resultado. No exemplo acima, estamos selecionando o cliente através do IP e filtrando apenas o tráfego que passa pela regra específica.


É importante perceber que o ISA verifica o tráfego nas 2 direções. Neste exemplo, estamos verificando o acesso de um cliente externo, filtrando apenas pela regra de publicação de um site da rede interna.


Neste exemplo, estamos verificando todo tráfego que foi negado.

Nestes exemplos, mantivemos as opções padrão de verificação e com isso o tráfego que é trazido é apenas o que está ocorrendo no momento em que o Logging é iniciado. É possível porém verificar o tráfego que já ocorreu mudando a opção "Log Time".

Esses foram apenas exemplos simples mas é possível fazer combinações de forma à verificar qualquer tráfego e com isso diagnosticar problemas. Com o resultado do Logging você está apto a modificar suas regras de forma a atender suas necessidades.

Bom, espero ter ajudado a entender o conceito do Logging. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, fique a vontade para colocar nos comentários.

Até mais!

Marcadores:

21 de outubro de 2008

Sites Recomendados 5

Hoje a dica será rápida, devido ao volume de trabalho. :)

Muitas vezes, utilizando o ISA Server, percebemos que falta algo que nos ajude a administrá-lo de forma completa. Esse site: http://www.isatools.org, contém diversas ferramentas muito úteis e até mesmo simples de se utilizar. Há também diversos scripts que ajudam a configurar o ISA de forma mais rápida.

Vejam lá e comentem aqui o que acharam.

Até mais!

Marcadores:

20 de outubro de 2008

Por que atualizar? 1

Em time que está ganhando não se mexe. Essa frase é muito ouvida por administradores de rede que tentam atualizar algum software que, teoricamente, não é para o usuário. (Quando digo isso, digo com relação ao dia-a-dia de um ISA ou Exchange, por exemplo, onde o usuário não vê a cara do software em sí).

Pensando nisso, bolei a seguinte sessão: Por que atualizar?
Essa sessão tem por objetivo ajudar os administradores de rede a apresentar os principais recursos dos softwares de servidores, que irão impactar diretamente no usuário. O objetivo NÃO é falar por exemplo, dos novos conceitos do Exchange 2007 como a utilização de Power Shell, e sim o que o produto traz de novo ao usuário, e com isso ajudar a convencer sua diretoria a utilizar um software novo.

Para começar: Por que atualizar para Exchange 2007?
(Caso haja algum item que não foi comentado aqui, fique a vontade para colocar nos comentários)

- Novo OWA.
A cada nova versão do Exchange, a Microsoft melhora a interface com o usuário de Webmail, deixando-a cada vez mais parecida com o Outlook. Dessa vez não foi diferente. Aliás, é no OWA que estão as maiores modificações do Exchange 2007.

- Abertura de Mailboxes via OWA.
Para quem precisa abrir mais de uma Mailbox o acesso via OWA era um problema. Isso por que nem sempre o usuário que acessa a mailbox secundária, tem o usuário e senha para esse acesso, por exemplo: Uma funcionária do RH tem 2 mailboxes configurada em seu Outlook, a sua e a do e-mail rh@empresa.com.br. Quando a usuária acessa via OWA, ela acessa apenas a sua mailbox. Para acessar a outra, ela precisa fazer logoff e entrar com as credenciais da outra mailbox.

Com o OWA do Exchange 2007 é possível abrir as mailboxes que se tem acesso sem fazer logoff e sem precisar colocar as credenciais. É claro que a pessoa só conseguirá abrir as mailboxes que tem direito.

- Assistente de Ausência temporária.
Com o Exchange 2007 é possível personalizar uma mensagem para dentro da organização e uma para fora da organização. Com isso é possível deixar uma mensagem mais informal para as pessoas que você conhece e uma mais formal para as pessoas de fora de sua empresa.

É possível também programar o horário em que a mensagem vai ser enviada, evitando que usuários esqueçam de remover a ausência, mesmo quando já voltaram ao trabalho.

- Documentos no OWA.
Esse é, para mim, o recurso mais legal do Exchange 2007. É possível disponibilizar, via OWA, as pastas que são mapeadas na rede. É preciso para isso, configurar quais servidores estarão acessíveis via OWA. Com isso o usuário pode acessar o OWA, e abrir arquivos da rede como se estivesse dentro da organização. Claro que são mantidos os bloqueios de acesso de acordo com as permissões do usuário. É possível até abrir os documetos da rede (do pacote Office) em formato HTML para visualização, caso não haja Office instalado na máquina.

-Visualização de disponibilidade.
Este recurso já estava disponível via Outlook 2003 e continua disponível no Outlook 2007. A diferença é que agora, é possível verificar a disponibilidade das pessoas que fazem parte da organização abrindo o catálogo global via OWA.

- Segurança de Dispositivos Móveis.
Se você sincroniza sua mailbox com um dispositivo móvel, essa conexão estará disponível no OWA. Lá há também um botão que faz com que todos os dados do dispositivo sejam apagados na próxima sincronização. Com isso, em caso de perda ou furto de aparelho, é possível garantir a integridade dos dados.

- Alteração de senha via OWA.
SIMMM!!! Finalmente é possível alterar a senha pelo Webmail. Essa opção está disponível na tela de opções do OWA e é de fácil configuração por parte do usuário. Também serão mantidas configurações de "Senha forte" e etc.

Bom, espero ter ajudado a mostrar algumas das novas funcionalidades do Exchange 2007 a seu chefe, e com isso conseguir a aprovação para atualização do Exchange 2007.

Até mais!

Marcadores: