26 de setembro de 2008

Missão Impossível 1

Para começar, vamos com uma missão impossível!

Bom, o cenário é o seguinte:Dois firewalls ISA Server 2006, 2 links de internet e um servidor Windows Server 2008 com Exchange 2007 na rede interna.
O servidor Exchange 2007 está configurado e funcionando corretamente com o gateway apontado para um dos servidores ISA. A idéia é que quando esse servidor ISA perca conexão com a internet, o Exchange possa utilizar a conexão com o outro servidor ISA.
Para isso deve-se atentar para o seguinte: O gateway do servidor Exchange tem que ser alterado e a configuração de nome FQDN do Send Connector tem que ser alterada também, pois como o link é diferente, o IP é diferente e consequentemente a configuração de DNS é outra. (Vale lembrar que o DNS está corretamente configurado para ambos os links e ambos os ISAs também)

Para alterar a configuração ip do servidor, é possível utilizar o comando netsh. Basta então fazer um arquivo .bat que será executado no momento correto.
Quanto ao nome FQDN do Send Connector, pode-se utilizar o PowerShell do Exchange 2007. Usa-se o comando: get-sendconnector -id "Nome_do_connector" set-sendconnector -fqdn "Endereço_fqdn".
Aqui temos outro problema, pelo menos pra mim. O comando netsh é um comando do windows e por isso pode ser executado via arquivo .bat. Só que o comando do Exchange não. Deve existir uma forma de excutar isso como no caso do netsh, mas eu não conheço. Ainda...

Bom, agora vem o X da questão. Como fazer o Windows identificar que a conexão com a internet não está ativa e ainda executar uma tarefa.
Eu pesquisei e descobri o Performance e Reliability Monitor do Windows 2008. Lá você pode configurar diversos contadores. Um deles é o ICMP/Sent destination Unreachable. Pensei: "Pronto, é o que eu preciso". A idéia é que ele faça pings para a internet, e no caso de falha execute uma tarefa. Só que não há em nenhum lugar uma configuração de qual host será "pingado".

Bom é isso. Talvez haja uma forma até mais fácil de se resolver isso, mas não estou enxergando... Se alguém tiver uma dica ou sugestão, post aqui a uma mensagem... Com certeza será apreciada por todos...

Até mais!

Marcadores:

Bem Vindos!!!

Olá Pessoal,

Está no ar a nova fase do Blog. Pra quem não sabe, eu tinha um outro blog pessoal que por diversos motivos acabou não dando certo. Decidi então fazer um blog que seja especificamente voltado a Administradores de Redes e Servidores.

Pretendo falar basicamente sobre o dia-a-dia de um administrador de redes e falar dos desafios, problemas, soluções e discutir idéias. Claro que vamos falar sobre tecnologia em geral e outros assuntos por que ninguém é de ferro...A idéia principal é falar sobre servidores Microsoft, Provas de Certificação Microsoft, Cursos e etc...Para isso planejei o site com algumas sessões que terão sua periodicidade definida em breve. São elas:
- Missão Impossível: Aquelas coisas que precisamos fazer e não temos idéia nem por onde começar.
- Provas de Certificação: Bate-Papo sobre as provas de certificação Microsoft. Dicas e materiais de ajuda em geral.
- Sites Recomendados: Sites que valem a pena guardar nos favoritos.
- Relax da semana: Assuntos diversos como jogos, esporte etc...

Bom, é isso... Espero que essa nova fase seja bastante produtiva...
Um abraço,

Marcadores: