26 de dezembro de 2008

Instalando System Center Essentials (Parte 4)

Continuando com as configurações, na tela de console do SCE clique em "Required: Configure computers and devices to manage". O seguinte Wizard será exibido:

Clique em Next. Selecione a forma de descoberta dos clientes. É possível fazer uma busca avançada para encontrar apenas os dispositivos desejados. Selecione a forma desejada e clique em Next.


Selecione a conta de usuário que será utilizada para fazer o scan na rede. Depois clique em Discover para iniciar o scan.


Aguarde até que o Scan seja finalizado.


Será exibida uma tela com os computadores que foram encontrados. Selecione os Computadores que se deseja gerenciar e clique em Next.


Será exibido o número de computadores selecionados. Clique em Next.


Após instalar o agente em todas as máquinas a seguinte tela será exibida com o resultado de cada máquina. Clique em Close para finalizar.


Agora os computadores já estão catalogados no SCE. A última parte da configuração estará no próximo passo desta série.

Até mais!

Marcadores:

Instalando System Center Essentials (Parte 3)

Agora que o SCE está instalado, é hora de iniciar as configurações de acordo com o que sua organização estabeleceu. Veja que o passo-a-passo daqui para frente pode variar de acordo com seu ambiente, infra-estrutura e até escolhas que variam de empresa para empresa.

Para iniciar a configuração, inicie o SCE. A tela abaixo é a console central de gerenciamento:

Veja que o próprio SCE informa que há configurações inconpletas. Clique em "Required: Configure product features". O Wizard a seguir será iniciado:


Clique em Next. Na tela seguinte, informe os dados do servidor proxy, caso haja um. Depois clique em Next.


Neste momento você deve informar se o SCE deve criar uma GPO para todo o domínio ou se irá utilizar políticas locais para os computadores. É extremamente recomendável que você opte por GPOs no domínio para que o SCE possa acessar todas as máquinas.


Neste ponto o SCE informa que irá criar Excessões no Windows Firewall para que os clientes aceitem a comunicação com o servidor SCE. Caso você não marque para o SCE criar as excessões, as máquinas não serão gerenciadas pelo SCE até que você crie as excessões.


Agora o SCE lhe pergunta se você quer habilitar o Remote Assistance nos clientes para que você possa acessá-los a partir da console do SCE. Selecione a opção desejada e clique em Next.

Aqui você deve especificar a pasta onde serão salvos os relatórios de erros de aplicações coletados pelos clientes. Depois clique em Next.


Selecione se você quer habilitar o envio automático de erros para a Microsoft e o nível de detalhamento destes erros. Depois clique em Next.


Agora você deve especificar se você quer receber relatórios diários do SCE. Preencha os campos necessários com as informações e clique em Next.


Neste ponto, você deve informar se o SCE deve verificar o AD para encontrar novas máquinas para gerenciar e qual o horário que ele deve fazer esta verificação. Depois clique em Configure.

Aguarde o SCE fazer as configurações necessárias.


Ao termino da configuração, a seguinte tela será exibida:

Clique em Close para finalizar.
Restam ainda 2 configurações que serão mostradas nas próximas partes.

Até mais!

Marcadores:

Instalando System Center Essentials (Parte 2)

Nesta segunda parte do passo-a-passo de instalação do SCE 2007, devemos ter instalados os pré-requisitos já mencionados. Porém foi preciso, pelo menos comigo, fazer uma configuração manual antes de iniciar a instalação. Na tela de Verificação de Pré-Requisitos (Você verá esta tela mais a frente), recebi a informação de que o ASP.NET 2.0 não estava habilitado. Caso você tenha o mesmo problema, faça o seguinte:

Abra o IIS e clique em "Web Service Extensions":


Clique em "Add a new Web service extension...".
Em Extension name, digite: ASP.NET v2.0.50727.
Em Required files, clique em Add e selecione o arquivo: C:\WINDOWS\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727\aspnet_isapi.dll.
Depois marque a opção Set extension status to Allowed e clique em Ok.
Desta forma, você habilitou a Extensão ASP.NET 2.0 que é necessária para o SCE 2007.

Agora podemos iniciar a instalação do SCE 2007. Ao colocar mídia do SCE 2007 a seguinte tela será exibida:


Para iniciar a instalação, clique em "Full Setup".
Depois, clique em "Next".


A tela de Verificação de Pré-Requisitos será exibida. Caso haja algum requisito que não esteja instalado, verifique, faça a instalação e clique em "Recheck". Senão, clique em Next.

Marque a opção de aceite da licença e clique em Next.

Digite as informações de Nome, Organização e Chave de instalação. Depois clique em Next.

Selecione agora, o local de instalação e a forma como os clientes vão baixar as atualizações. Depois clique em Next.


Selecione a forma de armazenamento dos dados. Caso você tenha um SQL em sua rede, você pode selecioná-lo, mas deve ter instalado o Reporting Service para poder habilitar as outras opções. Caso contrário, deixe marcado para utilizar o SQL Server 2005 Express e clique em Next.


Digite as informações de conta que será utilizada para "rodar" o SCE 2007. Depois clique em Next.


Verifique se você quer reportar algum erro para a Microsoft, marque as opções desejadas e depois clique em Next.


Verifique se as informações estão corretas e clique em Install.

Aguarde o processo de instalação.


Após o termino da instalação, é importante verificar se existem atualizações para o SCE no site Microsoft Update. Caso você tenha o WSUS em sua rede, você pode fazer as atualizações por ele. Neste caso, clique em "I Do not want to check for updates at this time", clique OK na mensagem e clique em Next.


Para finalizar, clique em Finish.


Neste momento a instalação do System Center Essentials 2007 está concluída.Voltarei logo mais com a continuação deste passo-a-passo.

Até mais!

Marcadores:

24 de dezembro de 2008

Instalando System Center Essentials (Parte 1)

Antes de falar sobre Virtualização, vou aproveitar que estou fazendo a implantação do System Center Essentials para disponibilizar à vocês este passo-a-passo de instalação e configuração.

Nesta primeira parte, vamos falar dos requisitos para instalação do SCE 2007.

O SCE pode ser instalado no Windows Server 2003 SP1 ou R2. Pode ser instalado também no Windows Server 2008, mas há um hotfix para que a instalação seja bem sucedida
aqui.

No Windows Server 2003, devem estar instalados:

- IIS;
- BITS;
- .Net Framework 2.0 e 3.0;
- MDAC (pelo menos na versão 2.80.1022).

Com relação ao Hardware, a máquina deve ter:

- 12 GB de espeço livre em disco;
- Processador x86 ou x64, 2.0Ghz no mínimo;
- 1 GB de RAM (Recomenda-se 2GB)

Logo mais volto com o restante do passo-a-passo. Para mais informações sobre os requisitos, veja
aqui.

Até mais!

Marcadores:

Feliz Natal!!!

É... 2008 está acabando...
Pelo menos para mim, ENFIM!!!!

Esse ano foi repleto de conquistas, mas vinda de muito esforço e trabalho. Gostaria de desejar aos amigos, colegas, família, visitantes do Blog e todo mundo, um Feliz Natal!!!

Antes do Ano Novo, volto com mais coisas interessantes...
Até mais!

23 de dezembro de 2008

Sites Recomendados 10

O colega Diego Fucitalo acessou o blog para ver a lista de bloqueio de Open-Proxys, e trocamos alguns e-mails. Há algum tempo tenho acompanhado o blog dele (http://diegofucitalo.blogspot.com/). O blog dele tem várias informações úteis, inclusive para administradores de servidores Linux. Dêem uma olhada lá e comentem aqui o que acharam.

Até mais!

Marcadores: