30 de janeiro de 2009

Coluna - Gilson Banin - 2

Sinta-se seguro ! Faça backup com o SyncToy

Um dos grandes motivos de abertura de chamado no Suporte Técnico são usuários cujos computadores se foram sem um backup. Às vezes, é difícil convencer até mesmo os caras mais espertos a salvar seu trabalho na rede e não apenas localmente. O SyncToy pode ajudar nisso.

Criado originalmente para sincronizar fotografias digitais entre a câmera, o computador e unidades externas, o SyncToy é uma forma flexível e confiável de fazer backup de quase qualquer tipo de arquivo. Executado no Windows Vista™, no Windows® XP e no Windows Server® 2003, o SyncToy funciona com unidades locais, externas ou USB, além de compartilhamentos de rede ou de grupos de trabalho.

O SyncToy usa uma arquitetura de pastas emparelhadas, na qual você especifica um diretório esquerdo e outro direito. Você pode criar quantos pares de pastas desejar e sincronizar um ou todos eles com um único clique. Para criar um par de pastas, é necessário percorrer um rápido assistente com quatro etapas, onde você digita ou copia um caminho, ou navega para o local das pastas esquerda e direita.

O SyncToy reconhece a nomenclatura de arquivos UNC (como \\Servidor\Compartilhamento\), além de caminhos e mapeamentos de unidades locais (F:\backup_arquivos). Depois de inserir os caminhos, você escolhe uma dentre cinco ações que o SyncToy executará ao comparar as pastas.

1. Sync (Sincronizar) Copia os arquivos novos e atualizados nas duas direções. Se você renomear ou excluir um arquivo em uma pasta, essa ação será replicada na outra.
2. Echo (Eco) Copia arquivos novos e atualizados; exclui e renomeia apenas da pasta esquerda para a direita.
3. Subscribe (Inscrever-se) Copia os arquivos atualizados da direita para a esquerda, apenas se o arquivo já existir à esquerda. As alterações feitas à esquerda não serão replicadas à direita.
4. Contribute (Contribuir) Copia arquivos novos e atualizados da esquerda para a direita, ignorando as exclusões.
5. Combine (Combinar) Mantém várias máquinas em lockstep, copiando os arquivos que existem em um lado, mas não no outro. Os arquivos que são excluídos ou renomeados em um dos lados não são afetados ou replicados.

Depois de selecionar a ação, escolha um nome amigável para o par de pastas e pronto. Atualmente, o SyncToy não permite editar caminhos ou alterar o nome depois de criar um par de pastas; assim, se errar, selecione o par de pastas, clique para excluí-lo e crie-o novamente. Você pode definir opções, inclusive os arquivos e subdiretórios que serão incluídos e se os arquivos substituídos devem ser salvos na Lixeira (ativado por padrão).

A caixa de diálogo principal do SyncToy exibe pares de pastas à esquerda, junto com os caminhos, opções e ações do par selecionado. A opção All Folder Pairs (Todos os Pares de Pastas) lista todos os seus pares de pastas, e você pode Preview (Visualizar) ou Run All (Executar Todos) os pares marcados. Como seria esperado, Preview (Visualizar) passa pelas ações como se a sincronização estivesse sendo executada, mas as alterações não são realizadas. Vale a pena fazer isso se você for agendar sincronizações autônomas. Essa visualização exibe um relatório, que o informa sobre as operações que seriam feitas. Se estiver tudo correto, clique em Run (Executar).

O agendamento não é interno, apesar de o arquivo da Ajuda possuir uma demonstração muito boa para os agendadores do Windows Vista e do Windows XP. Os usuários não-técnicos podem precisar de ajuda nessa configuração, mas é necessário fazê-la apenas uma vez, pois todas as alterações dos pares de pastas, ações e opções são feitas no próprio SyncToy.

Como todos os Power Toys, o SyncToy, apesar de ser escrito nos mesmos padrões que os softwares regulares, não tem suporte da Microsoft, apenas por meio da documentação e dos fóruns da comunidade. Assim, você está sozinho. O arquivo da Ajuda foi criado para todos os níveis de uso e aborda os recursos de maneira bastante abrangente. A interface do usuário é suficientemente intuitiva para você entender os princípios básicos de primeira.

Download do SyncToy:
http://www.microsoft.com/DownLoads/details.aspx?familyid=C26EFA36-98E0-4EE9-A7C5-98D0592D8C52&displaylang=en

Por Gilson Banin

Marcadores:

1 Comments:

At 16:54, Anonymous Anônimo said...

Legal a dica cara!

 

Postar um comentário

<< Home