17 de outubro de 2008

Provas de Certificação 3

Nome da Prova: 70-291 - Implementing, Managing, and Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Network Infrastructure

Minha pontuação nesta prova: 78%
Grau de Dificuldade (1 fácil a 10 difícil): 9
Tempo para conclusão: 3 horas

Essa prova é considerada por muitos um bico de sete cabeças.
Isso por que trata de assuntos que as pessoas não estão acostumadas a mexer no dia-a-dia, como DNS. Eu considero esta prova difícil justamente por isso. DNS é algo que um administrador de rede precisa se preocupar, normalmente, na implementação. Depois disso, não se mexe muito com DNS a ponto de virar um expert no assunto. Na verdade, se formos fazer uma pesquisa, tenho quase certeza de que vamos concluir que muitos administradores de rede não sabem fazer nem configurações de zona DNS. Simplesmente configuram o Active Directory e deixam que este faça as configurações padrão. O amigo Gilson Banin, ontem no TechED, fez uma observação que é verdade. Existem vários casos onde encontramos configuração de DNS, nas máquinas cliente, com DNS do provedor. Ou seja, o cara que fez essa configuração, muito provavelmente nem sabe que o servidor DNS da rede interna que tem que resolver os nomes da internet.

Enfim, deu pra perceber que essa prova é bastante detalhista. Os tópicos da prova são:

- Configurações TCP/IP
- DHCP
- DNS
- Segurança de Rede
- WSUS
- VPN (IPSEC / L2TP)
- Network Monitor
- System Monitor

O colega Daniel Rosa fez um post sobre essa prova também. Veja
aqui. Aliás, a definição dele para essa prova é muito boa... vejam lá, e comentem aqui.

Até mais!

Marcadores:

16 de outubro de 2008

Evento TechED 2008 - In Loco 2

É, acabou...

Foram 3 dias de muitas palestras, interação, diversão e principalmente, aprendizado. Como disse no post anterior, o TechED é um evento monstruoso que reúne mais de 2000 pessoas todos os anos.

As palestras deste ano estavam muito boas e os palestrantes estavam ótimos. Abaixo, mais algumas fotos do evento:


Início do evento hoje


Pessoal da Rádio TechED (Muito legais!)


O amigo Gilson Banin em apresentação


Mural de Recados do TechED 2008

Há mais fotos que vou colocando aos poucos.

Até mais!

Marcadores:

15 de outubro de 2008

Sites Recomendados 4

O site Technet Brasil (http://www.technetbrasil.com.br) é, para mim, o site com o conteúdo Microsoft de maior qualidade que há no Braisl.

Lá você encontra muita informação sobre qualquer produto Microsoft. Há artigos, tutoriais, exemplos, dicas e muita coisa boa. Não poderia deixar de mencionar o Fórum (http://forums.microsoft.com/technet-br/), que reúne a comunidade. Lá você pode obter ajuda de MVPs que participam ativamente. O Fórum é dividido por tópicos e cada tópico tem seu produto(s) relacionado, fazendo com que a informação seja de fácil acesso à todos.

Entrem, vejam e depois comentem aqui o que acharam do site. (Se é que já não conhecem...)

Até mais!

P.S.: Amanhã (16/10) estarei novamente no TechED, e volto com informações sobre o evento e algumas palestras.

Marcadores:

14 de outubro de 2008

Evento TechED 2008 - In Loco

Quando digo que o TechED é com certeza o maior evento sobre tecnologia Microsoft do Brasil, não digo isso em vão. Tanto que esse ano tivemos ninguém mais, ninguém menos que Steve Ballmer, presidente da Microsft, abrindo o evento.


Início do Evento


Início do Evento


Michel Levy (Pres. Microsoft Brasil)


Steve Ballmer

Volto com mais informações em breve!
Até mais!

Marcadores:

Bastidores TechED 2008 - In Loco 2

Abaixo, transcrição da conversa que tive com uma pessoa da montagem que descansava enquanto eu acompanhava os trabalhos da montagem do palco onde Steve Ballmer fará sua apresentação:

-Eu: É aqui que o homem vai falar amanhã?
-Montador: Nem sei, quem vem pra cá?
-Eu: É o dono da Microsoft.
-Montador: Não faço nem idéia de quem é.
-Eu: É um careca maluco.
Respondi meio sem jeito, pois sabia que não ia adiantar explicar quem era...



Local onde Ballmer fará sua apresentação.


Até mais!




Marcadores:

Bastidores TechED 2008 - In Loco

Acredito que todo ITPro ou Dev, baseado na tecnologia Microsoft já foi ao TechED. Eu já fui e recomendo. Mas poucos viram os bastidores para esse evento monstruoso.

Esse ano eu tive a oportunidade de ver como é a montagem do maior evento de tecnologia Microsoft do Brasil. Seguem as fotos do evento:


Camisas que serão usadas pelos palestrantes.




Sala de palestras.


Sala durante a montagem.


Stand da Rádio TechED.

Já já volto com mais informações.

Marcadores:

13 de outubro de 2008

ISA Firewall Client

Em muitos casos, o ISA Firewall Client é a única solução para resolver problemas de aplicações que precisam se conectar a internet e não há uma forma de informar, na aplicação, qual o firewall. Ou então, em casos onde você até consegue informar o proxy, mas não há como informar usuário e senha para acesso.

Se você tem uma aplicação assim em seu ambiente, você vai precisar do Firewall Client do ISA Server, que está disponível
aqui.

A configuração é bem simples. Dentro do ISA, em Configuration / Networks, abra as propriedades da rede "Internal" e vá até a guia "Firewall Client". Lá você informa se quer habilitar a utilização do Firewall Client, e quando for instalado na máquina, será automaticamente configurado. Caso isso não aconteça, basta informar o nome do servidor ISA nas configurações do Firewall Client e colocar para testar e aplicar as configurações.

Com isso, toda a conexão com a internet utilizará as configurações do Firewall Client, e com isso resolvemos o problema daquela aplicação que não informa o proxy a se utilizar.

Até mais!

Marcadores: