6 de dezembro de 2008

Coluna - Gilson Banin - 1

Com o aumento da adoção do Hyper-V como servidor de virtualização em muitas empresas, a equipe de Learning da Microsoft disponibilizou uma prova de certificação nesta competência o exame 70-652 : TS : Windows Server Virtualization, Configuring.



O exame é composto em média por 47 questões divididos nas quatro áreas abaixo:

Instalando o Hyper-V (14%)
Pré-requisitos de instalação (de software e de hardware), configuração de disco, memória e CPU necessários, configuração de rede, instalação do Hyper-V, MAP ,instalação no Server Core, Failover Cluster e RAID Disk.

Configurando e Otimizando o Hyper-V (20%)
Criação de arquivos .VHD, localização dos arquivos de snapshots, System Center, Virtual Machine Manager (vmm), Authorization Manager, monitoramento de performance, configuração de virtual switchs (External, Private e Internal), acesso remoto usando RDP, configuração de firewall, WinRM, WMI e gerenciamento pelo Vista e Windows Server 2008.

Instalando Máquinas Virtuais (30 %)
Instalação de VM no Virtual Server 2005, a partir de software de terceiros (Acronis), clonagem de disco, importação e exportação (xml) de máquinas virtuais, P2V e V2V, preparação da VM com Sysprep, PXE Boot, Self Service Portal, WDS (Windows Deployment Services), pass-trough disk, discos fixo versus dinâmico, IDE versus SCSI, biblioteca do VMM2008, instalando a partir de arquivos ISO e VHDs.

Gerenciando e Monitorando as Máquinas Virtuais (36%)
Monitor de desempenho e confiabilidade, otimização de memória, redes, discos, DVD/ISO, NIC, Integration Services, Hypercall, reboot, start, BIOS, VSS Backup, DPM (Data Protector Manager), live migration (mover entre os nós), redundância de storage e de rede.

Abaixo apresento algumas dicas e truques para este exame :)

1. Use a campanha Segunda Chance que vai até 30/06/2009;
2. A prova não pode ser realizada em Português;
3. O tempo da prova é muito curto : 01:30 hs (então não vacile :) )
4. Os pré-requisitos do Hyper-V são :
a. Windows Server 2008 x64
b. DEP
c. Hardware Assisted Virtualization (Intel-VT ou AMD-V);
5. O VMM 2008 não pode ser um computador workgroup, ele precisa ser membro de um domínio do AD;
6. Os arquivos .ISO para instalação de um SO em uma máquina virtual precisam estar no compartilhameto VMMLibrary (não pode estar em um servidor de arquivos ou em qualquer outra pasta);
7. O VMM 2008 só pode ser instalado em um servidor Windows Server 2008, WS 2000 e 2003 não são suportados;
8. Se o IIS 7.0 do WS 2008 for instalado com as configurações “Default” não é suficiente para instalar o Self Service Portal do VMM 2008. Subcompentes do IIS 7.0 deven ser instalados também;
9. Para o recurso de PRO Tips funcionar você precisa da console do System Center Operation Manager instalada no mesmo servidor do VMM 2008;
10. Antes de clonar máquinas virtuais Windows Server 2008 no Hyper-V o comando Sysprep.exe deve ser utilizado primeiro;
11. Para instalar o Hyper-V no server core o comando é : C:\Start /w ocsetup Microsoft-Hyper-V;
12. A rede External quando criada permite que a máquina virtual consiga ter acesso à placa de rede física do Host (máquina que hospeda as VMs). Com isso a VM consegue ter acesso a rede corporativa.
13. A rede Internal permite que máquinas virtuais se comuniquem entre si e também com o servidor Host que hospedas as máquinas virtuais, mas não tem acesso a outros recursos da rede pública LAN Corporativa.
14. A rede Private permite comunicação somente entre as máquinas virtuais que estão hospedadas no mesmo host físico. Esse modelo não permite acesso a rede física e a host.
15. Para tranferir uma ou mais VMs do MS Virtual Server 2005 para Hyper-V primeiro você precisa remover o Virtual Machine Aditions (VMAdditions).
16. O Snap In Authorization Manager deve ser utilizado para permitir acesso remoto;
17. Se o Hyper-V estiver instalado em um Server Corer você precisa habilitar através do NETSH o acesso remoto usando um Windows Vista por exemplo;
18. Fique ligado em relação aos Snapshots em cenários que trata de máquinas virtuais de teste. O que precisa ser feito para voltar no estado original quando um problem ocorre. Basta realizar o Revert;
19. Para ter um cluster de máquinas virtuais você precisa de um storage do tipo Fiber Channel ou ISCSI;
20. O perfil de hardware deverá ser utilizado no VMM para que novas máquinas virtuais possam ter o mesmo hardware quando criadas.

Caso você ainda não tenha experiência em virtualização procure um centro de treinamento pelo curso 6433 : Implementing and Managing Windows Server 2008 Hyper-V. Você poderá encontrar um CPLS mais próximo de você no seguinte endereço :
www.microsoft.com/brasil/certifique.

Por Gilson Banin

Marcadores:

4 de dezembro de 2008

Semana de Provas.

Olá Pessoal,

Vocês devem ter percebido que não coloquei nada no blog desde segunda-feira.
Isso por que essa semana é minha última semana de provas na faculdade e estou com muita coisa pra fazer no trabalho.

Sendo assim, o blog vai ser na base do "quando dá". Mas prometo algumas coisas bem legais para semana que vem, que já estão separadas...

Valeu!
Até mais!

Marcadores:

1 de dezembro de 2008

Provas de Certificação 5

Hoje vou falar sobre a prova 70-293, mas antes, vou contar o que aconteceu para que pudesse fazer a prova.

Alguns de vocês já devem ter percebido que o site da Prometric está com problemas no momento que você seleciona a data da prova. Pois bem, fui eu, então, marcar minha prova. No dia 14/10 marquei a prova para fazer no dia 31/10, uma sexta-feira, como sempre marco. Mas não sei que raios aconteceu que quando cheguei para fazer a prova, me informaram que eu deveria ter feito a prova dia 28/11. Entrei em contato com a Prometric, uma pessoa chamada Karla (muito atenciosa) me ajudou a remarcar a prova. Porém, como eles disseram que, teoricamente, a culpa de não ter conferido a data era minha, eles usaram meu voucher de Second Shot para reagendar a prova. "Sem problemas" pensei. Bom, fui para a prova sexta-feira passada (28/11) e adivinhem... Não passei. No fim, marquei para fazer a prova mais uma vez, dia 12/12.

Agora, sobre a prova em sí:

Nome da Prova: Planning and Maintaining a MS Windows Server 2003 Network Infrastructure

Minha pontuação nessa prova: 53%
Grau de dificuldade (1 fácil a 10 difícil): 9
Tempo para conclusão: 2,5 horas.

Complexa. Muito complexa. É como defino essa prova.
Apesar do nome lembrar bastante a prova 70-291, elas são diferentes no seguinte ponto: Enquanto a 291 se limita a falar sobre DNS, configuração de IP e os aspectos mais "físicos" da Infra-Estrutura, a 293 fala muito da parte lógica como Certificação Digital, por exemplo. Além de muita coisa de Disponibilidade (Leia-se Cluster), Roteamento e Acesso Remoto e Segurança.
Na minha prova, eu diria que 40% (das 50 questões) foi sobre Certificação Digital.

Outro ponto que chamou minha atenção foram as simulações. Foram 6 se não me engano. O dobro do que já tinha feito em alguma prova.

Bom, é isso. Se você já fez, ou vai fazer essa prova, coloque aqui seus comentários.
Até mais!

Marcadores: