22 de outubro de 2008

Recurso de Logging do ISA Server

É muito comum ver administradores de rede com problemas de tráfego no ISA e muitas vezes estes não sabem onde olhar para encontrar a causa do problema.

O recurso Logging do ISA é justamente para essa finalidade. Clicando em Monitoring, temos diversas opções na tela central e uma delas é o Logging.


Tela de resultados do Logging. Aqui é possível adicionar ou remover colunas para auxiliar a visualização do erro.


Tela de seleção das opções. Selecione as categorias para filtrar o resultado.


É possível combinar as categorias para melhorar o resultado. No exemplo acima, estamos selecionando o cliente através do IP e filtrando apenas o tráfego que passa pela regra específica.


É importante perceber que o ISA verifica o tráfego nas 2 direções. Neste exemplo, estamos verificando o acesso de um cliente externo, filtrando apenas pela regra de publicação de um site da rede interna.


Neste exemplo, estamos verificando todo tráfego que foi negado.

Nestes exemplos, mantivemos as opções padrão de verificação e com isso o tráfego que é trazido é apenas o que está ocorrendo no momento em que o Logging é iniciado. É possível porém verificar o tráfego que já ocorreu mudando a opção "Log Time".

Esses foram apenas exemplos simples mas é possível fazer combinações de forma à verificar qualquer tráfego e com isso diagnosticar problemas. Com o resultado do Logging você está apto a modificar suas regras de forma a atender suas necessidades.

Bom, espero ter ajudado a entender o conceito do Logging. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, fique a vontade para colocar nos comentários.

Até mais!

Marcadores:

2 Comments:

At 08:42, Anonymous Anônimo said...

Olá Colega, parabéns pelo trabalho no blog. Faço também parte do fórum Technet Brasil, onde encontrei seu link. Você tem interesse em fazer trocas de link? Tenho um blog sobre tecnologia. Aguardo contato.

 
At 08:54, Blogger Vinícius Apolinário said...

Olá Tiago, obrigado pela visita. Tenho interesse sim, claro! Mande um e-mail para viniciusapolinario@gmail.com para trocarmos uma idéia. Até mais!

 

Postar um comentário

<< Home