20 de outubro de 2008

Por que atualizar? 1

Em time que está ganhando não se mexe. Essa frase é muito ouvida por administradores de rede que tentam atualizar algum software que, teoricamente, não é para o usuário. (Quando digo isso, digo com relação ao dia-a-dia de um ISA ou Exchange, por exemplo, onde o usuário não vê a cara do software em sí).

Pensando nisso, bolei a seguinte sessão: Por que atualizar?
Essa sessão tem por objetivo ajudar os administradores de rede a apresentar os principais recursos dos softwares de servidores, que irão impactar diretamente no usuário. O objetivo NÃO é falar por exemplo, dos novos conceitos do Exchange 2007 como a utilização de Power Shell, e sim o que o produto traz de novo ao usuário, e com isso ajudar a convencer sua diretoria a utilizar um software novo.

Para começar: Por que atualizar para Exchange 2007?
(Caso haja algum item que não foi comentado aqui, fique a vontade para colocar nos comentários)

- Novo OWA.
A cada nova versão do Exchange, a Microsoft melhora a interface com o usuário de Webmail, deixando-a cada vez mais parecida com o Outlook. Dessa vez não foi diferente. Aliás, é no OWA que estão as maiores modificações do Exchange 2007.

- Abertura de Mailboxes via OWA.
Para quem precisa abrir mais de uma Mailbox o acesso via OWA era um problema. Isso por que nem sempre o usuário que acessa a mailbox secundária, tem o usuário e senha para esse acesso, por exemplo: Uma funcionária do RH tem 2 mailboxes configurada em seu Outlook, a sua e a do e-mail rh@empresa.com.br. Quando a usuária acessa via OWA, ela acessa apenas a sua mailbox. Para acessar a outra, ela precisa fazer logoff e entrar com as credenciais da outra mailbox.

Com o OWA do Exchange 2007 é possível abrir as mailboxes que se tem acesso sem fazer logoff e sem precisar colocar as credenciais. É claro que a pessoa só conseguirá abrir as mailboxes que tem direito.

- Assistente de Ausência temporária.
Com o Exchange 2007 é possível personalizar uma mensagem para dentro da organização e uma para fora da organização. Com isso é possível deixar uma mensagem mais informal para as pessoas que você conhece e uma mais formal para as pessoas de fora de sua empresa.

É possível também programar o horário em que a mensagem vai ser enviada, evitando que usuários esqueçam de remover a ausência, mesmo quando já voltaram ao trabalho.

- Documentos no OWA.
Esse é, para mim, o recurso mais legal do Exchange 2007. É possível disponibilizar, via OWA, as pastas que são mapeadas na rede. É preciso para isso, configurar quais servidores estarão acessíveis via OWA. Com isso o usuário pode acessar o OWA, e abrir arquivos da rede como se estivesse dentro da organização. Claro que são mantidos os bloqueios de acesso de acordo com as permissões do usuário. É possível até abrir os documetos da rede (do pacote Office) em formato HTML para visualização, caso não haja Office instalado na máquina.

-Visualização de disponibilidade.
Este recurso já estava disponível via Outlook 2003 e continua disponível no Outlook 2007. A diferença é que agora, é possível verificar a disponibilidade das pessoas que fazem parte da organização abrindo o catálogo global via OWA.

- Segurança de Dispositivos Móveis.
Se você sincroniza sua mailbox com um dispositivo móvel, essa conexão estará disponível no OWA. Lá há também um botão que faz com que todos os dados do dispositivo sejam apagados na próxima sincronização. Com isso, em caso de perda ou furto de aparelho, é possível garantir a integridade dos dados.

- Alteração de senha via OWA.
SIMMM!!! Finalmente é possível alterar a senha pelo Webmail. Essa opção está disponível na tela de opções do OWA e é de fácil configuração por parte do usuário. Também serão mantidas configurações de "Senha forte" e etc.

Bom, espero ter ajudado a mostrar algumas das novas funcionalidades do Exchange 2007 a seu chefe, e com isso conseguir a aprovação para atualização do Exchange 2007.

Até mais!

Marcadores: