26 de setembro de 2008

Missão Impossível 1

Para começar, vamos com uma missão impossível!

Bom, o cenário é o seguinte:Dois firewalls ISA Server 2006, 2 links de internet e um servidor Windows Server 2008 com Exchange 2007 na rede interna.
O servidor Exchange 2007 está configurado e funcionando corretamente com o gateway apontado para um dos servidores ISA. A idéia é que quando esse servidor ISA perca conexão com a internet, o Exchange possa utilizar a conexão com o outro servidor ISA.
Para isso deve-se atentar para o seguinte: O gateway do servidor Exchange tem que ser alterado e a configuração de nome FQDN do Send Connector tem que ser alterada também, pois como o link é diferente, o IP é diferente e consequentemente a configuração de DNS é outra. (Vale lembrar que o DNS está corretamente configurado para ambos os links e ambos os ISAs também)

Para alterar a configuração ip do servidor, é possível utilizar o comando netsh. Basta então fazer um arquivo .bat que será executado no momento correto.
Quanto ao nome FQDN do Send Connector, pode-se utilizar o PowerShell do Exchange 2007. Usa-se o comando: get-sendconnector -id "Nome_do_connector" set-sendconnector -fqdn "Endereço_fqdn".
Aqui temos outro problema, pelo menos pra mim. O comando netsh é um comando do windows e por isso pode ser executado via arquivo .bat. Só que o comando do Exchange não. Deve existir uma forma de excutar isso como no caso do netsh, mas eu não conheço. Ainda...

Bom, agora vem o X da questão. Como fazer o Windows identificar que a conexão com a internet não está ativa e ainda executar uma tarefa.
Eu pesquisei e descobri o Performance e Reliability Monitor do Windows 2008. Lá você pode configurar diversos contadores. Um deles é o ICMP/Sent destination Unreachable. Pensei: "Pronto, é o que eu preciso". A idéia é que ele faça pings para a internet, e no caso de falha execute uma tarefa. Só que não há em nenhum lugar uma configuração de qual host será "pingado".

Bom é isso. Talvez haja uma forma até mais fácil de se resolver isso, mas não estou enxergando... Se alguém tiver uma dica ou sugestão, post aqui a uma mensagem... Com certeza será apreciada por todos...

Até mais!

Marcadores: