10 de dezembro de 2008

Licenciamento - Windows Server Enterprise

Tenho que concordar que a versão Enterprise do licenciamento de Windows era algo impensável para uma empresa pequena ou até média. Sempre foi assim. Basicamente, por que a única diferença entre Windows Standard e Enterprise é que com o Enterprise você pode criar um Cluster.

Mas isso mudou completamente com a chegada da Virtualização. Veja o texto abaixo que recebi do amigo Manzano:

################################################

P. Se o Windows Server 2003, Enterprise Edition, for usado como o ambiente host, terei direito a quatro licenças virtuais? E se o host for o VMWare?
R. O licenciamento não depende da tecnologia de virtualização que está sendo usada. Com uma licença para o Windows Server 2003 R2, Enterprise Edition, é possível executar uma instância do software em um ambiente de sistema operacional físico e até quatro instâncias em ambientes de sistema operacional virtual.
Com o VMWare GSX Server, significa que você pode executar uma instância física mais quatro instâncias virtuais.
Com o VMWare ESX Server, significa que você pode executar quatro instâncias virtuais porque não há necessidade para uma instância física.

Todos os detalhes sobre o tema LICENCIAMENTO EM VIRTUALIZAÇÃO podem ser consultados
aqui.

################################################

É! É isso mesmo que você entendeu!!! No melhor estilo "E não é só isso" do 1406, a Microsoft criou o seu "Compre 1 e leve 5"!!! A única coisa que não foi mencionada é que a máquina Host não pode exercer nenhuma função além de Host das VMs. Como se isso fosse um problema...

Até mais!

Marcadores: