27 de outubro de 2008

Utilizando Router Wireless como Switch

(Post Editado em 28/10/08)
Em muitos casos, em uma rede corporativa, não queremos alterar o range de IP que é utilizado na rede wireless pois os clientes wireless ficarão indisponíveis para a rede interna. Para isso podemos mudar a forma como configuramos o router wireless.

Normalmente configuramos um endereço para a placa de rede Wan do Router e um range de IP diferente para a rede wireless, sendo que o próprio router será o DHCP dessa rede, como na imagem abaixo:


Neste caso, o gateway das máquinas que estão na rede Wireless será o próprio router. O problema que encontramos nesse caso é: Se as máquinas que estão na rede wireless são do domínio, elas estarão inacessiveis a todos da rede interna. Serviços como o WSUS ou qualquer coisa que precise acessar a máquina, não irão funcionar. Além disso, todo o tráfego de internet que vem da rede wireless será identificado pelo ISA como vindo o Router e não das estações.

Para resolver isso, podemos utilizar o Router Wireless como um Switch. Desta forma, os clientes estarão utilizando o range da rede interna. Veja a imagem abaixo:


Para que isso funcione, é preciso colocar um IP da rede interna na placa LAN do Router. Além disso, é preciso passar o cabo da rede interna para uma das portas LAN. A porta WAN ficará vazia.

Desta forma, será como se os clientes wireless estivessem na mesma rede que a cabeada. Claro que deve-se tomar cuidado com cada tipo de topologia de rede para que isso não impacte em nada.

Espero ter ajudado com esta dica.
Até mais!

Marcadores:

1 Comments:

At 19:27, Anonymous Anônimo said...

Valeu vinicius e isso ai mesmo, muitos adm não entendem esse tipo de topologia e acabam deixando sua rede um gargalho.

 

Postar um comentário

<< Home