1 de outubro de 2008

Provas de Certificação 2

Acho que seria pouco útil ficar falando da necessidade atual de se ter uma certificação. Todos sabemos da importância que um certificado, mesmo que MCP (o mais baixo da MS), tem no currículum do profissional de TI.

Na Microsoft, assim como outros fabricantes de software e hardware, há carreiras de certificação. Na área de Administração de Redes, as carreiras são as seguintes:

- MCP: Microsoft Certified Professional (1 Exame)
- MCSA: Microsoft Certified System Administrator (4 Exames)
- MCSE: Microsoft Certified System Engineer (7 Exames)
- MCTS: Microsoft Certified Technology Specialist (1 a 3 Exames)
- MCITP: Microsoft Certified IT Professional (3 a 5 Exames)

Para MCSA e MCSE há também as carreiras de Security e Messaging. Nestes casos você adquiri a certificação MCSA +S ou +M. Para adquirir estas certificações, é preciso fazer provas específicas e no caso de MCSA +S são 5 provas.

Para que fique mais claro: Em cada uma das carreiras, tanto MCSA quanto MCSE, é preciso fazer provas que são obrigatórias e outras que são eletivas. No caso do MCSA as provas obrigatórias são: 70-290 e 70-291. Há também uma prova obrigatória de sistemas cliente, que pode ser XP (70-270) ou Vista (70-620). Veja que caso você opte pela prova do Vista, você também irá conseguir o título de MCTS. A última prova é a eletiva, ou seja, há uma lista de provas que você pode optar. A lista completa você encontra
aqui.

Para a carreira MCSA +S a lista de provas está
aqui.
Para a carreira MCSA +M a lista de provas está
aqui.

De qualquer forma a primeira prova que você deve se concetrar é a70-290 (Managing and Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Environment). Trata-se de uma prova tranquila. Para quem já trabalha com Windows Server 2003 é uma prova que traz assuntos básicos, como gerenciamento de disco, recuperação de desastres, alguma coisa de AD e etc. O Preparation Guide da prova pode ser encontrado
aqui.

Quando fiz a prova, fiquei com 85% de aproveitamento. O mínimo para passar neste exame é 70%. Normalmente são 43 questões, sendo que na minha prova, caíram 3 questões que não contavam pontuação pois faziam parte do novo modelo de avaliação de provas da MS.

Vale lembrar também que o custo da prova é de U$80,00 e você pode fazer o agandamento
aqui.

Bom, é isso. Veja qual é a carreira que você mais se identifica e boa sorte. Depois coloque aqui o resultado de sua prova.

Até mais!

Marcadores:

2 Comments:

At 18:14, Anonymous Anônimo said...

Olá Vinícius!

Vi que vc tem um ambiente com Exchange 2007 falando com o ActiveSync. Aqui eu também tenho o Exchange 2007 mas não estou conseguindo fazer funcionar com o ActiveSync. Em tempo informo que estou utilizando um certificado digital válido.
Tem alguma dica?
Abraço.

 
At 18:19, Blogger Vinícius Apolinário said...

Olá,

Preciso que você me fale um pouco mais sobre seu ambiente. Me diga que SO está rodando embaixo do Exchange e que Firewall que vc tem na borda.

 

Postar um comentário

<< Home